Monday, January 16, 2012

Uma fonte de idéias para educadores

Olá amigos e colaboradores da ACMB!
O próximo ano escolar vai começar logo, logo...Professores, gestores escolares, e todo mundo que trabalha duro para educar os pequenos brasileiros, sabe que criança tem energia e imaginação de sobra. Tendo que acompanhar esse ritmo acelerado das crianças, nem sempre é fácil criar novas atividades interessantes que mantenham a atenção dos alunos para que possam aprender.

Pensando nisso, o blog da Associação Cultural Mônica Bonotto vai publicar uma série de posts apresentando recursos para ajudar educadores a melhorar suas aulas, o aprendizado dos alunos, e dar um passinho a frente para garantir cultura e boa educação para nossas crianças.
Se você conhece outros recursos e quiser compartilhar dicas através do blog, é fácil! Basta deixar um comentário aqui ou mandar um e-mail para a gente.
Começamos nossa série com uma dica de site cheio de coisas interessantes: o site da revista Nova Escola, da editora Abril.
http://revistaescola.abril.com.br/

No site, todo o conteúdo é grátis, inclusive reportagens que saem na revista impressa! O site é organizado em seções, incluindo Educação Infantil, para professores de creche e pré-escola; Fundamental 1 e Fundamental 2. Na seção Planos de Aula, professores de ensino fundamental e médio podem encontrar dicas de como organizar suas aulas e ensinar diferentes tópicos em diversas disciplinas. Há também uma seção sobre Gestão Escolar para diretores, e reportagens especiais sobre tópicos que interessam a todos os educadores, como bullying e a participação da família na escola.
O site tem ainda uma seção de políticas públicas, com artigos, vídeos e fotos sobre carreira, avaliação, e legislação da educação no Brasil.

(Na figura acima, uma dica do site para como montar ou organizar um laboratório de ciências)
O mais legal é que, por ser um recurso online, o site permite que professores interajam entre si e com especialistas. No fórum, qualquer um pode fazer uma pergunta ou ajudar a esclarecer uma dúvida de outro colega. E se você cadastrar seu e-mail no site (clique AQUI), você pode receber as manchetes e novidades da Nova Escola diretamente no seu e-mail. Não é uma maravilha?

1 comment:

  1. No site da revista está acontecendo um concurso para concorrer a um iPad! http://revistaescola.abril.com.br/avulsas/concurso_tablet.shtml
    Responda a pergunta: "Como um tablet poderá te ajudar em 2012 no dia a dia em sala de aula?". O texto pode conter, no máximo, 300 caracteres. O premiado receberá um Ipad da segunda geração, com 16GB e wi-fi. As respostas podem ser enviadas até o dia 27 de janeiro de 2012 e o resultado do consurso será divulgado no dia 3 de fevereiro. Confira o regulamento no site e participe!

    ReplyDelete