Monday, January 30, 2012

Que tal ver Rio outra vez?

Essa semana eu assisti Rio: o Filme, a animação dirigida pelo brasileiro Carlos Saldanha em parceria com a Blue Sky Studios, que foi lançada ano passado.
O filme é colorido, bonito, divertido, e cheio de mensagens interessantes que podem ensinar às crianças lições de companheirismo, lealdade, superação do medo, e mesmo ajudá-los a entender idéias complexas, como ética.
É claro que aparecem alguns clichês sobre o Brasil, mas até isso serve como um gancho para conversas sobre como nossa cultura é percebida lá fora, em outros países.
Fica a dica para esses últimos dias de férias escolares: Que tal organizar uma sessão em casa, chamar as crianças da vizinhança, fazer bastante pipoca e depois ter uma conversinha com a platéia sobre as mensagens que os pássaros de "Rio: o filme" estão tentando ensinar?


A história de "Rio" começa mostrando que, no Brasil, diversos pássaros exóticos são contrabandeados para vários países. Em Moose Lake, uma fria cidade de Minnesota, nos Estados Unidos, uma caixa com um filhote macho de arara azul cai de um caminhão. Uma garotinha encontra e adota o filhote de arara como seu animal de estimação, e o chama de Blu. No entanto, Blu não é capaz de voar e é ridicularizado pelos gansos canadenses que passeiam em frente da livraria de sua dona, Linda, que já não é mais uma garotinha.
Um dia, o ornitólogo Túlio Monteiro convida Blu e Linda para irem ao Rio de Janeiro, para que Blu acasale com uma arara azul fêmea, pois ele é o último macho de sua espécie. Linda aceita e os três vão para o Rio, onde Blu conhece um cardeal chamado Pedro e seu amigo canarinho Nico. Blu é levado para um viveiro por Túlio, e se apaixona por Jewel, uma arara azul ferozmente independente, com planos de fugir para o deserto. Blu e Jewel são capturados por Fernando, um menino pobre, e por um pássaro malvado chamado Nigel. Os dois trabalham para um grupo de traficantes liderado por Marcel.
Linda e Túlio, ao procurar pelas araras azuis, acabam encontrando Fernando. O menino explica que Marcel obrigou-o a capturar aves, mas que está arrependido e quer cooperar com os dois para encontrar Blu. Blu e Jewel conseguem fugir para a selva e fazem amizade com um tucano chamado Rafael, que se oferece para levá-los para seu amigo Luiz, para remover a corrente em que as duas araras estão presas. Rafael tenta ensinar Blu a voar, sem sucesso. No caminho, Blu e Jewel reencontram Pedro e Nico, que os levam para uma festa de pré-Carnaval no Rio. Depois da festa, Blu e seus amigos encontram Luiz, que solta Blu e Jewel da corrente. As araras, depois de uma briga, decidem seguir caminhos separados. Mas quando Blu descobre que Nigel re-capturou Jewel, ele corre para o carnaval com seus amigos para resgatá-la, enquanto Linda e Túlio organizam sua própria tentativa de resgate.

No comments:

Post a Comment