Thursday, July 11, 2013

Como aprender a ouvir música erudita

Enquanto a ACMB se organiza para trazer uma orquestra a Lagoa Vermelha em sua próxima caravana de atividades, que tal conhecer um pouco mais sobre a música erudita? É muito comum as pessoas dizerem que não gostam de música erudita (ou clássica, que é uma fase da música erudita, mas virou sinônimo). Acham música erudita chata, entediante, dizem que dá sono... Em muitos casos, o que falta é entendimento de como apreciar a música erudita, não popular, e encontrar o seu estilo preferido. Alguns estudos afirmam que ouvir música clássica acalma e que é a preferida dos gênios e intelectuais. Música clássica não deixa ninguém mais inteligente, mas ajuda na coordenação motora e aumenta a capacidade de concentração. Mas pra quem gosta de rock, pop e bossa nova, é possível escutar música erudita e gostar? Por onde começar? O blogueiro Elias conta sua experiência:
Comecei a pensar no quanto o popular desgasta-se com o tempo e, por sua vez, o quanto as chamadas músicas clássicas duram, permanecem, e se renovam - há séculos. “Se o clássico dura é porque deve ser bom!”, conclui, então, compreendendo a dimensão da minha ignorância. Percebi que precisava conhecer um pouco de música clássica. Li nessa época, casualmente, em um artigo de jornal, que para se aprender a ouvir música clássica não há regra, nem há segredo. O autor do artigo sugeria o seguinte: “coloque um CD, fique quieto, em silêncio, e vá ouvindo... qualquer um, qualquer compositor ou coletânea.” Dizia ele que a ideia era “acostumar o ouvido”. Na verdade, compreendi, precisava mesmo era despertar imagens, sentimentos e emoções. Achei interessante a ideia. Pedi a um amigo que gravasse algumas músicas clássicas para mim, e assim comecei: ouvindo sem me preocupar em saber quem era o autor, ou o que cada música procurava transmitir. Com o tempo fui percebendo, sem querer, que havia algumas músicas com algumas características que se assemelhavam a outras. Em pouco tempo, e para minha surpresa, fui vendo que acabei por identificar estilos... Bach... Bizet... Vivaldi. Achei o máximo isso, e fui querendo estender, ampliar.
Outro apreciador da música erudita sugere colocar a música para tocar, enquanto faz outras coisas, e prestar a atenção naqueles momentos da música que chamam a atenção: "de repente a música dá um estalo, ela está na minha mente, e começo a perceber sua grandiosidade." Ele sugere começar pelo Primeiro Movimento do Concerto para Piano 1 de Tchaikowski. Que tal experimentar? Aperte o play no vídeo abaixo e ouça a música: Outra opção recomendada para iniciantes é o primeiro movimento do concerto 1 de Brahms: Aos poucos, explore outros compositores e estilos, para encontrar o que mais te agrada na música erudita. Você vai perceber que ela não é chata, mas cheia de emoções! Não é a toa que filmes geralmente usam música erudita como trilha sonora. Veja (e ouça!) mais exemplos clicando aqui. Agora que você conhece um pouco mais sobre a música erudita, aguarde o próximo evento da ACMB e participe!!

No comments:

Post a Comment