Sunday, April 15, 2012

Entrevista com colaboradores: Daiane Scaraboto

No segundo post da série de entrevistas para você conhecer melhor os colaboradores da ACMB, apresentamos uma entrevista com Daiane Scaraboto, que cuida da presença da ACMB em redes sociais na internet, incluindo este blog! Daiane é catarinese, mas atualmente mora em Toronto, no Canadá. De lá, atualiza o blog da ACMB e participa das reuniões com outros colaboradores pelo MSN Messenger.
Daiane é formada em publicidade pela UFSM e atualmente está terminando doutorado em Marketing. Sua pesquisa e as matérias que ensino tem tudo a ver com a internet e redes sociais. Por isso, ela explica que passar muito tempo no Facebook, Twitter, lendo blogs e vendo sites para ela é trabalho (claro que um ótimo trabalho!). Daiane é colaboradora da ACMB desde novembro de 2009.

Daiane no Zoológico de Toronto (antes de seu chapéu voar pra dentro da área do leão :)

Blog ACMB: O que a levou, pessoalmente, a se tornar membro da Associação Cultural Mônica Bonotto?
Conheci a Melissa Bonotto na faculdade, em Santa Maria. Depois da faculdade não tivemos muito contato pessoalmente, cada uma morando em um canto do mundo...Um dia, em Novembro de 2009, recebi um e-mail da Melissa em que ela contava a história da sua irmã, Mônica, e convidava os amigos a voluntariar para a ACMB, que estava iniciando. Como eu conheço a Melissa e sei o quanto ela é engajada e dedicada a tudo com que se envolve, topei na hora!

Blog ACMB: De quais atividades você participa na ACMB?
Eu ofereço o que sei fazer de melhor – criar conteúdo para a internet e redes sociais. Criei o primeiro blog da ACMB no Tigweb, depois este blog atual (www.acmonicabonotto.blogspot.com) e há poucas semanas, a página e grupo da ACMB no Facebook. No futuro, poderemos ter presença no Twitter e ter uma conta Paypal para receber doações de modo seguro pela internet.

Blog ACMB: Você é voluntário ou colaborador em outras associações ou projetos? Se sim, em quais?
Por um tempo voluntariei no Taking it Global (TIG), um portal online, gerenciado por uma organização sem fins lucrativos baseada no Canadá. O site é cheio de informações para jovens, educadores, e organizações interessadas em causas sociais. Eu ajudava a traduzir textos do site do inglês para o português.

Blog ACMB: Quais são, em sua opinião, os benefícios de ser um colaborador da ACMB?

Para mim, traz o bom sentimento de saber que mesmo estando longe do Brasil eu posso fazer um pouquinho para ajudar a melhorar nosso país. Como sei que outros colaboradores estão dedicando seu tempo e esforço na organização das caravanas, buscando patrocínios, articulando tarefas com as escolas e crianças...o poquinho que eu faço, somado ao trabalho de todos os outros, me faz sentir parte de uma ação que faz a diferença concreta na vida das crianças atendidas pela ACMB. Além disso, eu cresci cercada de livros e sei como a leitura na infância é importante para desenvolver a imaginação, o gosto pela cultura, o desejo de aprender mais, viajar, entender as pessoas e o mundo.

Blog ACMB: Se você fosse convidada/o a criar um projeto para melhorara qualidade da educação e o acesso à cultura no Brasil, o que você faria?
A resposta da Melissa foi ótima, eu participaria do projeto dela :) Minha mãe e várias tias minhas são ou foram professoras de escolas públicas. Sei como é a realidade do professor e o quanto eles fazem com tão poucos recursos. Eu criaria convênios com instituições e governos internacionais para possibilitar intercâmbios escolares: professores brasileiros teriam a oportunidade de viver experiências differentes em escolas de outros países – e professores estrangeiros viriam vivenciar a realidade das escolas públicas brasileiras. Acredito que estes intercâmbios iriam gerar múltiplas iniciativas, parcerias, troca de idéias e entusiasmo pela educação.

Blog ACMB: Se você quiser adicionar outros comentários, perguntas, ou informações a essa entrevista, fique à vontade!
Quero deixar algumas frases de impacto, ditas por outros muito mais influentes que eu, que podem nos lembrar porque é importante colaborar com causas como a da ACMB:
Se você acha que educação é cara, experimente a ignorância. - Derek Bok

A grande lei da cultura é esta: deixar que cada um se torne tudo aquilo para que foi criado capaz de ser. - Thomas Carlyle

Só a arte permite a realização de tudo o que na realidade a vida recusa ao homem. - Johann Goethe

1 comment:

  1. Oi Dai, Amei... a sua foto está linda!!! que lindo ver o Canadá no verão! Quanto ao intercâmbio das escolas, já fiquei sonhando pra um dia tentarmos realizar... Nada impede sonhar, não é::: Visitando as escolas daqui com a contação de histórias na quaresma, eu fiquei boba com a estrutura!!! Eles tem banheiro em cada sala de aula e quadros interativos com internet nas escolas que são consideradas públcias;;;!!! aiaiaiai Abração, e uma ótima semana, Me

    ReplyDelete